Mensagem da Presidente da SBMT
É com grande satisfação que convido todos vocês para este notável encontro científico, que será realizado na vibrante cidade de São Paulo em 22 a 25 de setembro de 2024. O 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) terá como presidente a professora e pesquisadora da USP, Hiro Goto, e seu lema principal será "Saúde Única" (One Health/Uma só Saúde), um conceito que reflete a interconexão intrínseca entre a saúde humana, animal e ambiental.
O Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical se destaca no Brasil e na América Latina por sua multidisciplinaridade, oferecendo uma plataforma única para discussão de avanços científicos e práticas inovadoras que visam promover a harmonia e o equilíbrio da saúde global.
Este evento é, certamente, uma oportunidade única para a comunidade científica reunir-se e promover a troca de idéias e experiências que contribuirão para o avanço da pesquisa e prática médica em áreas cruciais para a saúde pública no que se refere às doenças tropicais, especialmente aquelas que afetam as populações negligenciadas. A cidade de São Paulo, com sua rica diversidade urbana e grande vitalidade científica, será um cenário perfeito para este diálogo interdisciplinar, onde pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação se unirão para explorar soluções abrangentes e sustentáveis para os desafios complexos da medicina tropical dentro do conceito de uma só saúde.
Além da rica e abrangente programação central do congresso, ocorrerão, durante o evento, reuniões satélites, entre as quais a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e Leishmanioses (ChagasLeish), o Workshop Nacional da Rede-TB, o Workshop de Biologia Molecular em Entomologia (Entomol) e o Forum de Doenças Negligenciadas. As reuniões satélites são espaços dedicados a temas específicos e emergentes, promovendo a convergência de expertises de diferentes áreas. Desempenham papel estratégico devido à participação de profissionais vinculados à saúde pública, representantes governamentais e agentes envolvidos no fomento às políticas públicas, possibilitando uma abordagem integrada na formulação e implementação de políticas de saúde tropical. Esse formato enriquece as discussões e amplia a perspectiva dos participantes, destacando a complexidade dos desafios enfrentados na medicina tropical e contribuem para consolidação do caráter aberto e colaborativo dos congressos da SBMT.
Contamos com sua presença para tornar o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical uma experiência memorável e construtiva. Junte-se a nós em São Paulo para explorarmos juntos as diversas facetas da "Saúde Única" e todos os temas abrangentes contemplados no congresso e nos seus eventos satélites.
Dra. Rosália Morais Torres
Presidente da SBMT